Empresas como farmácias e supermercados precisaram se reinventar para conseguir acompanhar o ritmo de compra dos consumidores. Por isso, alguns serviços acabaram se tornando essenciais, como as famosas compras no modo “Clique e Retire”.

Essas entregas expressas necessitam de uma aprovação rápida para que o consumidor tenha uma boa experiência. Mas, conforme esse modo de consumo foi aumentando, os fraudadores também passaram a olhar com mais carinho para ele.

Assim, essas empresas passaram a sofrer com fraudes, chargebacks e dificuldade para manter o bom cliente sem fricção.

Ainda mais em tempos de vazamentos de dados, nos quais golpistas podem se aproveitar para realizar essas compras com os dados de alguma pessoa, ir até o local e retirar o produto para fazer uma revenda.

Em casos como esse, o prejuízo acaba sendo dobrado para as empresas, já que terão de arcar com o chargeback e ainda perdem o produto que foi entregue ao cibercriminoso.

Não dá pra barrar todo mundo

Um dos pontos importantes a se destacar em casos como esses é que a empresa não pode simplesmente pegar todos os CPFs vazados e colocar numa blocklist. Apenas um vazamento de dados de 2021 expôs mais de 220 milhões de CPF. Ou seja, se algum comércio eletrônico decidisse bloquear todos dessa lista, basicamente estaria proibindo qualquer pessoa de comprar online.

Por isso é tão importante contar com um antifraude capaz de fazer análises rápidas e precisas. Uma compra com entrega expressa, realizada no esquema “clique e retire”, exige que a aprovação seja imediata, sem a necessidade de passar por uma mesa de avaliação.

Estudos mostram que a não aprovação imediata desse tipo de serviço é responsável por mais da metade das desistências nas compras. Assim, não dá para uma empresa que deseja aumentar a conversão apresentar problemas nas respostas automáticas.

Benefícios do Machine Learning

Existe uma solução que consegue auxiliar em todas essas dores de comércios eletrônicos que contam com esse tipo de serviço. A ferramenta da Legiti conta com Machine Learning é capaz de auxiliar negócios que não têm tempo para fazer análises e precisam enviar o produto imediatamente.

Nosso produto consegue verificar padrões de fraudes ao analisar o contexto da transação. Para isso, verificamos informações como a quantidade de pedidos na região, os acessos feitos em diferentes contas a partir de um mesmo dispositivo, a geolocalização entre milhares de outras variáveis que podem ser utilizadas por nossos parceiros.

Essa, inclusive, é uma das maiores vantagens da Legiti. Nos adaptamos a qualquer negócio e criamos um modelos que se encaixa exatamente com aquilo que as empresas precisam. Assim, evitamos fraude e ainda impactamos positivamente na conversão.

Toda a análise de contexto feita pela Legiti dura menos de 3 segundos, o que não impacta na experiência do usuário. Ou seja, negócios que precisam de um rápido tempo de resposta, com compras no modo “Clique e Retire”, acabam se beneficiando, já que os pedidos não passam por uma mesa de análises manual, com tempo de resposta lenta.

Para se ter uma ideia dos benefícios do Machine Learning, nossos clientes observam um aumento de 7%, em média, na taxa de aprovação e, ao mesmo tempo, reduzem em mais de 44% a taxa de chargeback.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato com nosso time preenchendo este formulário!