Faz alguns anos que comprar pela internet tornou- se algo corriqueiro para o brasileiro, e uma das consequências do mundo pós pandemia foi a aceleração desse contato com o digital para aqueles que ainda não estavam “digitalizados”. Logo, o aumento das fraudes tornou-se natural.

Entre os anos de 2020 e 2021, cresceu o número de brasileiros conectados, segundo a TIC Domicílios. No último ano, o acesso à internet no país chegou a 83% da população, com aumento da presença das classes C, D e E — o crescimento nessas faixas de renda foi de mais de 10%. Por isso, vemos também um aumento das fraudes em todo o território nacional. Controle a fraude no seu delivery e garanta o crescimento do seu negócio!

Com as pessoas online, consequentemente, o número de vendas no comércio eletrônico disparou. Esse quadro foi favorável para os serviços de delivery que passaram de um diferencial para uma necessidade por compras instantâneas, desde mercados e até farmácias aderiram a modalidade.

Diversos segmentos de empresas agora contam com entregas porta a porta para escorrimento de seus produtos. O papel do delivery se torna fundamental na nova sociedade pós pandemia, onde muitas compras se concretizam dentro de casa.

O delivery vem como um estímulo para o maior consumo e influencia os hábitos da população, tanto com relação ao aumento da frequência de pedidos de apps de entrega, como com a chegada de novos consumidores às plataformas.

Vários apps de entrega surgiram para facilitar o dia a dia tanto dos consumidores como dos empreendedores, que em muitos casos chegam a aumentar suas vendas e ainda oferecer mais praticidade aos clientes por meio dos deliverys.

De uma forma muito simples, os consumidores têm acesso ao portfólio de produtos de uma loja ou até de uma rede de lojas, entrando em contato com os seus produtos e vendo os valores com mais facilidade. Pela palma da mão, os clientes escolhem o querem, realizam o pedido e aguardam a entrega sem sair de suas casas.

Além disso, o uso de aplicativos de delivery ajuda até mesmo o público a conhecer novos estabelecimentos. Ou seja, uma grande oportunidade de expandir os negócios para outras regiões e consumidores.

Um fator relevante na hora da escolha da plataforma ideal, é a velocidade de entrega. O comportamento do consumidor mudou muito em questão de poucos anos. Algum tempo atrás, o comprador esperava semanas para ter o seu produto. Agora, o shopper não quer mais esperar uma semana ou mesmo dias. Esse prazo mudou para horas ou até minutos de espera para receber a entrega. Somada a essa velocidade, a logística deve se estender para conseguir chegar onde o cliente está, não necessariamente sendo só em casa ou no escritório.

Diante de um ambiente de competitividade como o que enfrentamos hoje, se a entrega não for executada em tempo recorde e no momento certo, há risco de o concorrente ocupar o espaço da sua loja e você perder a venda.

Segundo um estudo da Statista – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – o Brasil teve papel de destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. O País foi responsável por quase metade dos números do delivery, 48,77%. Seguido por México e Argentina, com 27,07% e 11,85%, respectivamente. 

Claro que esse crescimento chama a atenção não só de novos usuários, mas também de golpistas que estão sempre em busca de oportunidades para cometer crimes. 

Os deliverys têm ganhado destaque na ação dos criminosos. Segundo informações do Procon-SP, houve um aumento de 186%  nos golpes de delivery, no primeiro semestre do ano passado em comparação com o mesmo período de 2020.

Você conhece os golpes do delivery? Neste post, trazemos algumas informações a respeito dessa prática. Acompanhe!

Fraudes no delivery

A fraude no delivery é uma ação criminosa praticada por golpistas que se cadastram em plataformas de entrega.

O golpe acontece de várias maneiras, entre elas, a desculpa da maquininha com problema, contas hackeadas e até ligações fraudulentas. O consumidor só percebe que foi vítima após realizar o pagamento do pedido.

Compra paga pelo app ou na entrega

Quando você realiza o pagamento pelos aplicativos de entrega, as plataformas sempre informam que, após o pagamento do pedido pelo app, não é cobrado nenhum valor no ato da entrega e não se deve pagar nada ao entregador. Porém os criminosos, bons de lábia, costumam dizer que houve um problema no recebimento.

Nesses casos, eles dão várias justificativas para convencer a vítima a pagar o pedido novamente. As desculpas são muitas como: problemas com o cartão, estorno do pagamento pelo aplicativo e até recusa do banco são usadas como forma de persuasão.

Se o cliente consegue ser enganado e faz um novo pagamento, os criminosos usam uma maquininha “danificada” e muitas vezes ainda passam um valor acima do real.

Ligação de cobrança do estabelecimento

Esse golpe também é realizado quando o consumidor faz o pagamento pelo próprio aplicativo. O cliente recebe uma ou mais ligações, supostamente vindas do estabelecimento responsável pela entrega, que solicita os dados do cartão. Nessa conversa, o consumidor é informado que a empresa esqueceu de cobrar alguma taxa ou adicional.

O golpista se passa por alguém do restaurante, e com as informações do pedido e do estabelecimento, o telefonema parece autêntico, e assim que o comprador fornece informações do cartão e os criminosos efetuam o roubo.

Uso da identidade de terceiros

O roubo de identidade é um dos crimes mais conhecidos. Nesse tipo de fraude, o criminoso se passa por outra pessoa e utiliza dados da identidade de terceiros para  realizar diversas compras em nome da vítima.

Normalmente, o proprietário do cartão não reconhece a compra, solicitando o reembolso para a operadora. Mas em muitos casos, a loja só recebe essa informação após o despacho do produto, tendo que arcar com o prejuízo.

Pedido de estorno

Acontece quando o fraudador realiza uma compra na plataforma de entrega com o cartão da vítima. Nesse caso, depois de receber o produto, ele entra em contato com a instituição financeira e declara ter sido vítima de um golpe, e solicita o estorno do cartão de crédito. Dessa forma, a loja virtual faz a devolução do dinheiro, e o estorno falso vai para a conta do golpista.

Fraudador no controle da conta do usuário

Nesse tipo de fraude, o fraudador tem acesso à conta do usuário no site da loja online. Como ele tem o acesso a conta de um terceiro, consegue a permissão para alteração do endereço de entrega do destinatário final da mercadoria, assim como a obtenção dos dados bancários da vítima, facilitando a ação dos golpistas.

Como se proteger de fraudes?

É importante pensar na segurança do seu aplicativo de entrega.

Afinal de contas, a responsabilidade pelo prejuízo é de quem faz o delivery. Cabe à empresa reforçar e apurar onde podem haver possíveis falhas de segurança.

Empresas de entregas que têm mais confiabilidade e segurança de dados contam com uma reputação melhor e se sobressaem no mercado.

Os pagamentos realizados somente pelos aplicativos fazem com que os pedidos de delivery sejam mais seguros, desde que o site em questão tenha um bom sistema antifraude, para inspecionar as transações realizadas. Além de diminuir as chances de os clientes caírem em golpes, o controle dos pagamentos por aplicativo é mais simples para a empresa.

A Legiti coloca inúmeros empecilhos aos fraudadores de delivery.

Os deliverys fazem parte do nosso cotidiano, trabalhamos 24h por dia, com decisões totalmente baseadas em dados, para proteger e melhorar a performance do seu negócio, proporcionando uma ótima experiência do usuário na sua plataforma.

Nosso robô trabalha o tempo todo para entregar toda a segurança aos clientes, não importa o segmento.

Cases reais de sucesso

Americanas delivery

Para quem não conhece a Americanas tem seu delivery, o Americanas delivery, que entrega de tudo, desde farmácia a comida, com presença no ES, RJ e MG.

Quando entramos no negócio, o que preocupava a Americanas eram os altos valores de chargebacks, e como consequência disso, a recorrência às mesas de análise manual. Nosso principal objetivo então, era controlar essas altas taxas de chargeback da empresa, e ao mesmo tempo reduzir a demanda por análise manual, que causavam grande fricção com clientes e geram relevantes custos operacionais. 

Já dentro de 1 mês, os resultados foram extraordinários. Por meio da nossa solução antifraude conseguimos reduzir em 70% o valor dos chargebacks e reduzir em 74% as taxas de análise manual necessárias. O problema da fraude ficou sob controle e permite a expansão do negócio! 

Alan Menditi, Head Financeiro, da Americanas fala mais sobre os benefícios e como a Legiti ajudou a controlar a fraude no delivery e garantir o crescimento do seu negócio: O processo de fraude  com a Legiti trouxe um ganho de escala gigante para a nossa operação da Americanas Delivery. Conseguimos reduzir o trabalho operacional para focar mais no estratégico, os indicadores relacionados a fraude melhoraram consideravelmente e, o mais importante, a experiência para nosso consumidor atingiu um nível de excelência.”

Zee.now

Outro cliente que tinha problemas com fraudadores era a Zee.Now, que é o aplicativo de delivery da Zee.Dog para entrega imediata de qualquer produto pet: ração, remédio, brinquedos, entre outros 

Nesse caso, a maior atenção era em reduzir a exposição a risco da Zee.Now através de uma redução imediata dos índices de chargeback, e que não gerasse um grande impacto nas taxas de conversão do negócio.

Durante o período de teste de 2 meses, verificamos grandes ganhos potenciais em redução de chargeback. E após a entrada em produção, ficou possível constatar também grandes ganhos em aprovação. Saiba mais sobre este case.

O General Manager, Bernardo de Luca, aprova e recomenda a plataforma da Legiti para controlar a fraude em negócios de delivery: A integração com as APIs da Legiti foi muito fácil. Já trabalhamos com diferentes parceiros de tecnologia e esta etapa com a Legiti foi a mais tranquila. E depois, já em operação, a Legiti nos possibilitou parar de se preocupar com as fraudes na Zee.Now e sempre entrega clareza nas informações expostas no portal. Ou seja, me devolveram a tranquilidade do final de semana.”

Quais são os benefícios da Legiti no dia a dia do seu negócio?

Com a Legiti, seu negócio passa a ter mais segurança nas conversões e conta com menores taxas de chargeback. Uma vez que a ferramenta é baseada em dados, você consegue evitar vendas que possam ser fraudulentas. Ou seja, você consegue controlar a fraude no seu delivery e garantir o crescimento do seu negócio! Outras vantagens:

  • a maximização da sua receita: com vendas mais certeiras e precisas, tudo o que é vendido, de fato, será contabilizado, evitando os estornos e as fraudes. Com o dinheiro indo direto para o seu bolso;
  • flexibilidade para seu negócio: a nossa solução se adapta para seu comércio, não é o contrário. Isso porque trabalhamos muito próximos de nossos parceiros;
  • integração simplificada: nossas APIs e SDKs são adaptadas para cada modelo de negócio, com velocidade na implementação, sem dor de cabeça;
  • decisões imediatas: por ser automatizada e baseada em dados, todas as decisões são entregues de forma ágil;
  • incentivos alinhados: trabalhamos com o alinhamento dos interesses do cliente e do provedor, a remuneração é variável de acordo com a sua receita. 

Ao implementar a Legiti, seu delivery ganha mais segurança para seus clientes e, claro, diminui consideravelmente os prejuízos que as fraudes ocasionam. Então, não espere mais e tome a decisão certa. Opte pelo sistema antifraude mais seguro da América Latina.